Para todos que gostam de aprender mais e mais a cada dia.
Boa Leitura!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

As Sociedades Tribais


Os contatos entre
indígenas e portugueses

Os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.

O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.

A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.

Texto Fonte: http://www.suapesquisa.com/indios/

Imagem Fonte:http://www.desvendar.com/imagens/diversaoearte/INDI/principal.jpg

Com base nesse texto vamos refletir nossas ideias:

* Exotismo e Comparação Depreciativa:

Eles não tem Estado,

Eles não tem Comércio,

Eles não tem História.

Esse é o ponto de vista do exotismo, pois defende o lado europeu e não analizam corretamente o modo de vida dos índios, é claro que eles os índios possuem tudo isso só que da maneira diferente e do jeito deles. Perderam a sua identidade na procura de confortar os visitantes, foram ingênuos, e não burros, queriam tratar bem algém quem não conheciam, não tinham e nem viam maudade em nada, pois nas suas tribus não precisava de maudade, pois tudo era de todos, não tinha dono. Perderam sua identidade por serem gentís, eles tinham sim um rei só que era conhecido como Casic, então agora podemos ver que esse pensamento chamado de exotismo e é um pensamento pré-conceituoso.

Obrigada pela atenção, espero que tenha ajudado vocês.

E me desculpa pelo atraso Professora Amanda.